domingo, 22 de maio de 2011

A NECESSIDADE DA LEITURA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO

Os amigos professores podem até discordar da minha opinião, mas que a leitura contínua é um meio de se adquirir conhecimento, sem frequentar uma sala de aula, isso é! O exemplo ficou bem á nossa frente, no Concurso realizdo pela SEDUC, hoje dia 22 de maio.Sempre fui uma pessoa ávida por leitura: quero ler tudo o que aparece à minha frente, uma revista, um livro diferente que fosse colocado no campo de minha visão, só sossegava minha ansiedade quando conseguia colocar as mãos nele e devorar tudo o que continha em seu conteúdo.E hoje pude comprovar que a leitura é ainda o melhor meio de se adqurir conhecimento,não menosprezando os ensinamentos que são passados de geração em geração.
Questões fáceis de se responder e eu titubiei em algumas, por falta de ler mais e mais. Todas as 120 questões presentes na prova,são assunto do cotidiano dos profissionais da educação - os professores.
Os pensadores com suas idéias, todos estudados no Curso Normal Superior e que se encontram ao dispor de todos nos meios de comunicação  escrita, as leis da educação, a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases, a famosa LDB, fizeram parte da prova. Quem le e estuda a LDB, quem le contínuamente, não teve dificuldade em responder ás questões, mas quem não le e não se inteira das leis da educação, certamente  teve dificuldade em realizar a prova com ëxito, pois o professor, que é um formador de leitores, deve antes de tudo ser um professor leitor, um professor pesquisador, que incentive seus educandos, a buscar através da leitura, o conhecimento, o saber, a informação.
Fica aqui o recado: o que fazer para que os nossos educandos aprendam a escrever com retidão: muita leitura, leitura sempre, pela manhã, no almoço e no jantar!
A coordenação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário