terça-feira, 8 de janeiro de 2013



LADI DE NIGÉRIA

Por: Frances F. Herling e Claire Greiner
Artista: Frances H. Hertzler

Figura 1 _ Ladi esperava ao pé de uma aifarroba ao lado da aldeia. Podia ouvir gritos animados das crianças que saiam das suas casas de adobe e corriam em sua direção. Atravessando o terreno arenoso e leve. Ela esperou um momento, olhando. Então se voltando depressa, começou a subir a árvore. Os seus pés descalços agarraram-se a casca e os seus olhos procuravam os ramos mais altos.
                   - Espere por nós! – gritou um dos meninos.
                   -Vejam lá se me podem apanhar! – Respondeu Ladi, subindo ainda mais ainda. Estendeu a mão para apanhar um ramo mais alto, mas estava fora do seu alcance. Estendeu mais e mais... e subitamente os seus pés deslizaram.
                   -Ajudem – me! – gritou Ladi, caindo abaixo.
Figura 2 _ Ladi estava estendida no chão, sem se mexer. O seu braço e ombro doíam tanto que não podia se movimentar. Quando respirava, parecia que doía por toda a parte. Uns homens vieram correndo da aldeia e ajoelharam – se ao seu lado. Tocaram no seu braço.                                          - Aaaai! – Ladi gemeu.
                   - O braço está quebrado. Disse um deles. – Temos que levá – lá ao missionário.
                   Cuidadosamente seguravam o braço com uma corda forte. Depois carregaram – na no longo caminho para a missão.
                   Ladi nunca tinha visto um missionário. Mas logo esqueceu – se do seu medo enquanto a enfermeira ia engessando o braço fraturado, tratando – a com muita ternura. Ladi pensava: “Como é diferente dos nossos feiticeiros!”
Figura 3 – Na manhã seguinte, quando os doentes se reuniram para o culto costumeiro, Ladi também assistiu. Um dos hinos que cantaram parecia – lhe  muito  estranho e lindo. Repetiu as palavras: “Jesus é a luz do mundo”. Logo em seguida, um dos missionários leu dum livro preto. Que palavras bonitas!  Ladi prestou muita atenção. Depois o missionário explicou:
 - Foi o Senhor Jesus que disse, que todo aquele que nEle crer não andará nas trevas.
                   Para Ladi pareciam palavras muito estranhas.  “Quem será este Senhor Jesus?” Pensou ela.
                   Cada dia aprendeu um pouco mais a respeito dele. Logo compreendeu que Jesus era o filho de Deus,  que veio de seu lar celestial para trazer luz aos meninos e meninas e homem de toda parte, gente que tem o coração cheio de escuridão do pecado. Ele morreu na cruz, levando o castigo dos nossos pecados. Ladi não podia compreender como Alguém que era tão maravilhoso queria morrer por ela.
Figura 4 – Um dia a missionária levantou um lampião.
                   As nossas vidas são parecidas com este lampião – explicou ela. Assim como o pavio precisa de querosene para poder  dar luz, assim nossos corações precisam do Espírito Santo para iluminá-los.
Ladi ficou ainda mais atrapalhada. Ela bem sabia que seu coração estava muito escuro e cheio de pecado.  Mas como posso colocar uma luz lá dentro? Pensou ela. A missionária continuou:
   - Quando cremos no Senhor Jesus e o convidamos para viver em nosso coração. Ele entra, e a sua gloriosa luz acaba com as trevas. Com isso, seu espírito começa a brilhar através de nossa vida. Às vezes, o vidro do meu lampião fica sujo, e a luz não pode ser vista. Assim também se as nossas vidas não são puras, a luz do Senhor Jesus não pode ser vista por outros ao nosso redor.  Precisamos guardar os “vidros”  do nosso coração bem limpinhos e brilhantes.
                   Ladi pensou nisto por alguns dias. Finalmente,  numa tardinha, ela falou com a missionária.
                   - Não há luz aqui dentro – ela disse baixinho, apontando ao seu coração.
                   - Você quer ter luz ali, Ladi? – perguntou à missionária. O Senhor Jesus Cristo entrará na sua vida se você o convidar.
                   - Por hoje não - respondeu - Ladi, sacudindo a cabeça vigorosamente.
Figura – 5  - Numa noite escura, Ladi estava atravessando o terreno  da missão, junto com a missionária. De repente um medo estranho encheu seu coração. Ela agarrou a mão da missionária.
                   - Não tenha medo – disse a missionária, levantando alto o lampião, esta luz mostra bem o caminho e protege-nos  das cobras,
                   - Mas... E o meu coração? Ele está cheio de trevas e não sei o que vou fazer. Tenho mais medo disto do que das cobras.
Figura – 6 -  Satanás quer que  seu coração continue escuro, Ladi. Assim ele pode enganar você e levar a lugares pecaminosos. Mas o Senhor Jesus Cristo venceu satanás quando Ele morreu sobre a cruz e ressuscitou de novo.  Ele pode tirar a escuridão do seu coração, assim como o lampião acaba com as trevas do nosso caminho.
                   - Mas, como pode Ele tirar as trevas do meu pecado? – perguntou Ladi.
                   Você deve convidá-lo  para entrar no seu coração. Ele nunca entra a força. Ele diz:  “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo. 8:12) Quer convidá – lo para entrar?
                   Ladi sacudiu a cabeça em afirmação. E ali fora, na noite iluminada  pela luz do lampião, ela abaixou a cabeça e pediu ao Senhor Jesus para perdoar o seu pecado. “Dou – te graças porque tu morreste por mim”, disse ela. E assim, pela fé  Ladi tornou – se uma filha de Deus.
                   Depois disso as coisas mudaram. Ela não dizia mais palavras feias. Deixou de mentir. Até acabou de furtar! As trevas se foram, Ladi podia sorrir enquanto ouvia o missionário ler. (Ef. 5:8) “Pois outrora éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor.” As suas trevas realmente tinham se transformado em luz!
                   Passaram – se muitas semanas,  e o braço de Ladi estava completamente curado.
                   - Hoje  você pode voltar para casa – avisou a missionária, Ladi ficou muito animada. Tinha saudades dos seus pais e amigos. “mas que vão eles dizer a respeito de Jesus? “ pensou ela. Andando pelo caminho cheio de curvas, ela orou: “Querido Senhor Jesus, por favor, ajuda- me para que eu seja uma luz brilhando em nossa casa. Ajuda-me a dizer a todos os meus amigos que maravilha Tu és. Amém.
Figura 7 - Todos da pequena aldeia queriam saber por que Ladi estava tão mudada. Ela agora não levantava questões ou brigas com as outras crianças. Ao contrário, era bondosa e ajudava os outros. Estava sempre a procura de alguma coisa que podia fazer para ajudar mais alguém. Ajudava as mulheres com os bebês e trabalhos. Todos os dias ajudava uma velha cega, moendo a farinha e buscando água para ela.
                   Um dia Ladi convidou as crianças para sua casa. Ali ela contou – lhes tudo que tinha apreendido, do Senhor Jesus. Ensinou – lhes também os hinos que tinha apreendido logo todos estavam cantando: ”Jesus é a luz do mundo”.
                   No dia seguinte, algumas mães vieram assistir a classe, e Ladi falou – lhes ar respeito do seu Amigo maravilhoso, Jesus Cristo.  Depois de aceitar as lições que Ladi repetia de dia a dia, algumas das mães convidaram o Senhor Jesus, o salvador do mundo.
                   Havia uma pessoa  que recusou escutar quando Ladi falava no Senhor Jesus.  Essa pessoa era seu próprio pai. Oh, como Ladi orava por ele1 e Deus ouviu a oração de Ladi, porque finalmente, um dia seu pai realmente se interessou. Ladi lhe perguntou:
                   - O Senhor sabe o que Deus diz em Rom. 6:23, paizinho? Ele diz: “|O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.”
Figura 8 – Seu pai ficou olhando para o chão, sem responder palavra alguma. Ladi esperava. Finalmente, ele pegou a sua enxada e foi correndo para os campos. Coitada de Ladi! Acima de tudo, ela queria ganhar seu pai ao Salvador.
                   Ela enxugou as suas lágrimas e começou a orar: “Querido Senhor Jesus, Tu podes atender as orações. Sei que tu podes. Meu pai não tem fé em ti. Por favor, mostra-lhe o quanto ele precisa de ti. Amém”.
                   Logo depois Ladi ouviu alguém que estava chegando com pressa pelo caminho da sua casa. Era seu pai. O que queria? O que seria? Estaria ele zangado? Então ela viu lágrimas no seu rosto.
                   - Paizinho o que o senhor tem?
                   Ladi, Ladi! Meus pecados! Não posso me esquecer do que me disse. Quando fui trabalhar, meu coração sempre repetia as palavras: ” O salário do pecado é a morte... o salário do pecado é a morte”.Ladi meus pecados são tantos! Que vou fazer?
                   Ladi pegou na mão de seu pai.
                   Mas paizinho – disse ela, o senhor esqueceu a outra parte do versículo, que diz “Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor;” e da graça, papai! Ele quer que o Senhor receba o presente. Creia que Cristo Jesus é o Filho de Deus. Creia que Ele morreu em seu lugar. Peça – lhe que Ele o perdoe. Peça  - lhe agora mesmo.
                   - Ele me dará a vida?
                   - Sim Ele lhe dará a vida eterna - Ladi afirmou.
Figura 9 – O pai ajoelhou –se no chão e orou: “Senhor Jesus, sou um pecador muito mau, e não posso fazer nada para me salvar. Creio que tu morreste por mim. Por favor, salva- me, e perdoa – me. Por favor, dá-me o presente da vida eterna.
                   Quando Ladi olhou novamente para o rosto do pai, sabia que as trevas já tinham sumido do seu coração. Oh!  Que alegria que ela sentia! E que alegria tinha seu  pai!
                   Quando Ladi cresceu, a sua luz continuou constante e luminosa. Por causa da sua vida tão mudada por ela sempre falar no Senhor Jesus aos outros, muitos foram ganhos a Cristo. Então, um dia muito feliz o Senhor Jesus a levou para o céu.
Figura 10 – Não se3i exatamente o que lá passou, mas posso imaginar que o Senhor Jesus disse- se: “Pai esta é Ladi; ela me tem confessado perante toda a sua família, e a seus amigos. Agora eu a apresento perante a tua face, receba – a em meu nome.”
                   Ladi estava em casa, no lar celestial!
                   Em ( MT.10:32) Lemos que o senhor Jesus disse que, se nós o confessarmos diante dos homens , Ele nos confessará diante de seu Pai que está nos céus .
                   E você? Tem confessado Jesus como seu Salvador? Se for assim, poderão cantar como Ladi cantava tantas vezes:
                   Do Reino das trevas nós vimos Jesus,
                   Jesus é a Luz do mundo!
                   Andamos seguros no brilho da cruz
                   Jesus é a luz do mundo!                                                                                                                                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário