terça-feira, 19 de março de 2013

Cantinho da Leitura



A formiguinha e o floco de neve
Era uma vez uma formiguinha que seguia tranquila seu caminho quando, do ramo de uma árvore, se desprendeu um floco de neve e ele caiu exatamente sobre suas patinhas.
Aflita, ela olha para cima e exclama:
- Ó Sol, tu que és o ser mais poderoso do universo, derrete a neve dos meus pés! O sol olha sério para a formiga e responde:
- Não, formiga, eu não sou o mais poderoso do universo. Mais poderosa que eu é  a nuvem que me esconde.
- Ó nuvem, tu que és o ser mais poderoso do mundo, tu que escondes o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
- Ah, formiguinha – retruca a Nuvem-, você está enganada! Mais poderoso do que o Sol é o Vento que me carrega!
A formiga, aflita, grita para o Vento:
- Ó Vento, tu que és o ser mais poderoso do mundo, tu que carregas a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
- Imagine só, formiguinha – torna 0 Vento .- Mais poderosa do que eu é a Montanha, que me detém.
A formiga, esperançosa, suplica à Montanha:
- Ó Montanha, tu que és o ser mais poderoso do mundo, tu que deténs o Vento, que carrega a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
- Nem pensar! Quem lhe disse isso, formiguinha? – contesta a Montanha. – Pois fique sabendo que mais poderoso do que eu é o Rato, que rói minhas entranhas.
A formiga não se deu por vencida  e apela para o Rato:
- Ó Rato, tu que és o ser mais poderoso do mundo, tu que róis a Montanha, que detém o Vento, que carrega a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
O Rato, entretanto, discorda:
- Imagine só, eu o mais poderoso... Muito mais poderoso do que eu é o Gato, que me caça!
A formiga apela para o Gato:
- Ó Gato, tu que és o ser mais poderoso do mundo, tu que caças o Rato, que rói a Montanha, que detém o Vento, que carrega a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
- Miau, isso não é verdade – discorda o Gato. – Mais poderoso do que eu é o Cão que me persegue.
A formiga, já cansada, pede ao Cão:
- Ó Cão, tu que és o ser mais poderoso do Mundo, tu que persegues o Gato, que caça o Rato, que rói a Montanha, que detém o Vento, que carrega a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
- Veja, formiga – afirma o Cão -, mais poderoso do que eu é o Homem que me domestica.
A formiga, incansável, suplica ao Homem:
- Ó Homem, tu que és o ser mais poderoso do mundo, tu que domesticas o Cão, que persegue o Gato, que caça o Rato, que rói a Montanha, que detém o Vento, que carrega a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
- Você está completamente errada, formiguinha. Mais poderosa do que eu é a Morte, que me leva!
A formiga, insistente, suplica à Morte!
- Ó Morte, tu que és o ser mais poderosa do mundo, tu que levas o Homem, que domestica o Cão, que persegue o Gato, que caça o Rato, que rói a Montanha, que detém o Vento, que carrega a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
- Escute, formiga – confessa a Morte -, eu não sou tão poderosa como imaginam. Com muito mais poder do que eu é DEUS, que me rege!
Por fim, a formiga, apela para DEUS:
- Ó DEUS, tu que é o ser mais poderoso do mundo, tu que reges a Morte,  que leva o Homem, que domestica o Cão, que persegue o Gato, que caça o Rato, que rói a Montanha, que detém o Vento, que carrega a Nuvem, que esconde o Sol, ordena a ele que derreta a neve que cobre meus pezinhos!
DEUS, do alto do seu trono de onipotência e paciência, ouve aquela lenga-lenga toda e incisivamente esbraveja:
- Ora, formiguinha, você pensa que não tenho coisa mais importante para fazer? Acabe com essas lamúrias e olhe para seus pés!
A formiguinha, rápida, olhou seus pés e ficou sem graça, pois notou que a neve já havia derretido fazia muito tempo.
Retirado do livro Giros: Contos de encantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário