segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cantinho da leitura



Girafas pernaltas

João Grilo, repórter da Folha
Florestal; foi enviado como
correspondente para a África.

Diretamente das savanas
africanas, ele nos brinda com uma
reportagem muito especial com a
dona Girafa.
REPÓRTER: Dona Girafa, por que
a senhora escolheu justamente
a África como sua residência?
GIRAFA: Ah, meu filho, eu gosto
das savanas africanas, desses
lindos espos abertos.
REPÓRTER: A sobrevivência
aqui é difícil? Muita violência?
GIRAFA: Infelizmente, somos
muito atacadas pelos les,
chacais e outros predadores
terveis. Mas nós temos um
sistema de vigilância particular
muito bem organizado. Vivemos
em grupos de 50 animais.
E fazemos um revezamento de
vigilância. Além disso,
conseguimos correr mais de 50
quilômetros por hora.
REPÓRTER: A altura das girafas
deve facilitar também
a vigilância, não?
GIRAFA: Realmente, não é todo
mundo que tem 5 metros de
altura. Só de pescoço temos
cerca de 2 metros.
REPÓRTER:E como é sua alimentação?
GIRAFA: Somos vegetarianas.
Temos acesso a folhas
maravilhosas no topo das
árvores. Eu, particularmente,
adoro aquelas folhinhas espinhudas
das acácias. Acho deliciosas.
REPÓRTER: A senhora tem filhos?
GIRAFA: Tenho um lindo filhote.
REPÓRTER: Quanto tempo leva
a gestação da sua espécie?
. GIRAFA: De 14 a 15 meses.
, I O filhote já nasce grandinho. Meu
 filho nasceu com 2 metros de
altura. Mas não me deu nenhum
 trabalho, já nasceu andando.
REPÓRTER: E quanto ao amor
das girafas? Como é?
GIRAFA: Bem, nossos machos
duelam pelo nosso amor
(pescoçadas para lá e para cá).
É um pouco antigo, mas
é emocionante, muito romântico.
Geralmente, somos um povo
pacífico. Só viramos feras quando
realmente é preciso.
Dona Girafa deu um sorriso lá das
alturas e saiu atrás do seu bando
porque estava chegando o
entardecer, a hora perigosa em
que o leão começa a rugir.
IIIIl!I!il!l"""'~iil

































Nenhum comentário:

Postar um comentário